Endrigo Antonini

"Profissionais brasileiros utilizarão, cada vez mais, seus dispositivos no trabalho"

August 09, 2011 | 2 Minute Read

SÃO PAULO – Cada vez mais brasileiros utilizarão dispositivos móveis, como notebook, netbook, tablets no ambiente de trabalho. É o que afirma o country manager da Citrix Brasil, Marcelo Landi.

“A utilização destes dispositivos é uma tendência. No mercado de trabalho europeu e americano isso já acontece. Esta situação já é comum”, explica.

Segundo um levantamento realizado pela Citrix, 92% das empresas de vários países, excluindo o Brasil, têm conhecimento de que seus colaboradores usam dispositivos próprios no ambiente de trabalho. Além disso, 94% pretendem implementar até 2013 uma política de incentivo para que isso ocorra.

Landi explica que a utilização de dispositivos próprios nas empresas brasileiras irá aumentar estimulada principalmente pela redução de impostos dos tablets produzidos no País e pela desvalorização do dólar.

Vantagens
Para os profissionais, a utilização destes meios é vantajosa por alguns motivos. O primeiro está relacionado a suprir uma necessidade de trabalho que a empresa não proporciona. “Algumas empresas não têm ferramenta adequada, com os dispositivos é possível melhorar a performance”, acrescenta Marcelo.

Outra vantagem é a mobilidade que este tipo de dispositivo pode oferecer ao trabalhador, já que ele pode realizar suas atividades fora do ambiente de trabalho.

“Uma pesquisa também realizada pela Citrix revelou que profissionais que trabalham fora do ambiente de trabalho são mais produtivos. O aumento da produtividade é bom tanto para a empresa como para a pessoa”, diz Landi. De acordo com o estudo, o aumento da produtividade foi indicado por 77% dos entrevistados.

Além disso, o especialista afirma que as empresas que permitem a utilização de dispositivos próprios no trabalho retém mais seus funcionários. “Empresas que proíbem qualquer tipo de dispositivo acabam desmotivando seus profissionais”.

Cuidados
Apesar dos aspectos positivos, os dispositivos no ambiente de trabalho requerem atenção especial por parte dos empregadores, evitando, assim, problemas relacionados à segurança corporativa.

O especialista aconselha que as empresas prezem pelam segurança de seus dados. Um dica é optar por tecnologias que possibilitam a administração central de desktops a partir do datacenter e permite o acesso pelos usuários, independente de sua localização, conhecida como virtualização. “Não importa o tamanho da empresa. É importante investir em segurança”, finaliza.

Fonte: InfoMoney

comments powered by Disqus

Related Posts

[Vídeo] Palestra Cyber Security em OT - WSS Sec.Con 2023

[Vídeo] CyberTalks Especial Edition RSA: Inovação e Desafios no Grupo Cosan

[Vídeo] OT Security | Endrigo Antonini | Café Seguro Podcast #102