"Em 10 anos, comércio eletrônico cresce 45% no Brasil"
Popularização da internet e entrada da classe C no setor online fazem com que o segmento tenha crescimento significativo.
Com a expectativa de alcançar um faturamento de R$ 10,5 bilhões esse ano, o comércio eletrônico comemora um crescimento significativo de 45% no segmento de vendas online nos últimos 10 anos no Brasil. Só esse ano, esse numero tende a aumentar 30% em relação a 2008, um vez que no ano passado as empresas com negócios destinado a vendas pela internet faturaram o equivalente a R$ 8,2 bilhões.
Alguns fatores contribuíram positivamente para o crescimento e investimentos no setor. Com a entrada da classe C, o perfil do consumidor online vai ficando cada vez mais homogêneo e com necessidades diferentes. O Brasil possui hoje mais de 50 milhões de usuários de internet e é o país que mais acessa sites de relacionamentos em todo o mundo. Talvez por isso, as pessoas que tem entre 18 e 24 anos estão entre os principais consumidores de produtos online. As experiências positivas passadas através do boca-a-boca, principalmente por meio das redes sociais, aumenta a confiança do consumidor e a popularidade do comércio eletrônico.
Entre os itens que levam o consumidor a preferir as compras pela internet, estão a facilidade em encontrar produtos diferenciados com preços mais acessíveis, condições de pagamentos ampliadas e a comodidade de comprar 24 horas sem sair de casa. Outro atrativo é a possibilidade de comparar preços e ofertas em poucos cliques. Os produtos mais procurados e vendidos pela internet são livros e CDs/DVDs, seguidos de produtos de informática, eletrodomésticos e eletrônicos em geral.