Endrigo Antonini

Ligações ilimitadas, será que um dia teremos no Brasil?

November 08, 2007 | 3 Minute Read

A uns meses atrás, tive a oportunidade de poder tirar férias no EUA, que por sinal foram ótimas e agradeço ao meu amigo Marcelo por me ceder um local para ficar este tempo. Mas isso não vem ao acaso.
O que realmente fiquei abismado foi em relação a área de Telecom deles. No Brasil, dependendo do planos e da forma de pagamento (pré pago, pós pago, controle...) as tarifas do minutos variam de cerca de R$0,25 a R$1,25 ou mais. Sem mencionar os custos de ligações interurbanas que o minuto da ligação é mais caro, e ainda por cima temos que pagar para as empresas de Longa Distância, Coisa que nem lembro-me mais o porquê foi adicionado este sistema de ter que selecionar a operadora de loga distância.

Mas enfim, isto também não é assunto para este artigo e sim para outro que estou planejando de "Vendas casadas" onde citarei este caso da telefonia, DSL, entre outros serviços e produtos. Quem quizer até sugerir mais algum, é só entrar em contato que dou uma pesquisada em relação a este assunto.
Voltando ao assunto original, enquanto estive lá, aproveitei para verificar algumas tecnologias que estavam sendo lançadas no mercado ou outras que já existiam e nós brasileiros nem conhecíamos. Foi quando meu amigo me mostrou o celular dele, que aparentemente era um celular comum , se eu não me engano um Nokia. O modelo não me lembro mas acredito ser um da série N, com câmera, mp3, mensagens, acesso a Internet entre outras frescuras mais dentre elas, fazer ligação (hehehe). Até ai não fiquei impressionado, já tinha iniciado minha viagem com o pensamento "Você verá produtos com mais tecnologia do que os que possuímos". O que realmente me impressionou foi o plano da operadora dele que possuia a seguinte característica "ligações ilimitadas", tanto em sua cidade ou estado, como no resto do país (a área de cobertura da empresa ainda não era 100% em todo o território do país, situação que já estava sendo resolvida) .
Você deve estar pensando "Qual deve ser a fortuna que ele deve pagar para ter isso?" o plano dele era um intermediário que a operadora oferece e saia por cerca de U$35 mês. Isto mesmo! Não esqueci de nenhum zero a direita. U$35/mês.
Estou falando da MetroPCS, uma empresa nova que está entranto no mercado com tecnologia de ponta. Celular via rede Wireless.
À tempos atrás anunciaram que estavam desenvolendo um novo protocolo de rede sem fio, cujo nome é WiMax. Dei uma estudada por cima este protocolo que dizia-se capaz de ter alcance de 50km com taxas de transferência de 70Mbit/s. E já nesta época todas as empresas de telecom "abriram o olho" para esta tecnologia. Na época estudava-se em utilizar uma tecnologia mista: WiMax e WiFi.
O WiMax seria o BackBone e WiFi o "front-end", trocando para uma linguagem mais simples, o WiMax seria o canal de tráfego de dados entre as "torres" e outras operadoras, enquanto o WiFi seria utilizado para conectar os usuários as torres. Na época já tinha achado esta idéia sencacional, imagina, no meio da rua, você abrir o seu notebook (se não for assaltado antes) conectar a internet, ou receber ligações através do Skype diretamento do Celular.
Pelo rápida analise que fiz da MetroPCS, eles estão implementando isto, fazendo com que as ligações trafeguem via rede Wireless, tornando assim o custo e preço final mais em conta.

Mas esse não foi só o único detalhe, operadoras de telefonia fixa possuem planos de ligação ilimitada para for a do país! Muitos brasileiros que lá residem possuem esses planos em suas residências que custam cerca de U$75/mês com direito a ligar a vontade para o país de origem e matar a saudade da família.

Vendo estes preços e os serviços oferecidos fico indignado com nossas operadoras, que cobram horrores o preço de ligação e o valor do canal de dados dificilmente diminui. Nosso gráfico de utilização das torres de telefonia móvel fica algo como 70% Voz e 30% dados, se tanto, enquanto no mundo a fora estes valores são praticamente inversos.

Abaixo coloquei uma imagem com os planos da MetroPCS para a região de Miami.

[singlepic=52,320,240,,]

comments powered by Disqus

Related Posts

[Vídeo] Palestra Cyber Security em OT - WSS Sec.Con 2023

[Vídeo] CyberTalks Especial Edition RSA: Inovação e Desafios no Grupo Cosan

[Vídeo] OT Security | Endrigo Antonini | Café Seguro Podcast #102