"Quero ser Google"
"O que a Microsoft não percebe é a idéia da originalidade. Com freqüência, ela se sai muito bem quando copia a idéia de alguém. Mas quando tenta ser totalmente original, não rende nada." (DVORAK, J. C. (2007). Quero ser Google. Info (260), pg 24.).
Concordo plenamente com a feliz afirmação que o autor fez ao dizer que está faltando criatividade na Microsoft. Me parece que eles adotaram a política do "nada se cria tudo se copia".
O autor faz uma comparação entre as três empresas de tecnologia que sempre estão na ponta da mídia: Google, Apple e Microsoft.
Ele começa com a simples comparação entre o meio que as empresas vêem atuando até a decisão de modo de viagem. O autor faz uma forte crítica à Microsoft que faz seus funcionários viajarem de classe econômica enquanto a Google possui uma frota de aviões, mas não estamos falando de aviões de pequeno porte. São aviões da Boing 757 e 767.
Concordo com a prática teórica da Microsoft, que possui os planos de redução de custos, mas vamos e venhamos, uma empresa desse tamanho deveria possuir um pouco mais de requinte e como o próprio autor usa a frase "Os vôos na classe econômica dão a idéia de uma empresa sem-sal, incapaz de se divertir."
Agora, em relação a falta de criatividade da Microsoft, esta sim acho que é o principal problema deles, afinal eles vêem outras empresas se dando bem com um determinado produto ou serviço, e tentam copia-los sem ter o menor Knowhow em relação a como este deve funcionar ou como proceder.
Só que em contra partida uma empresa não pode estagnar no tempo continuando apenas com os mesmos produtos/serviços que desenvolveu duranteu sua fundação ou histórico. Acredito que uma empresa deve ter uma linha base de mercado, que esta sim foi estabelecida no decorrer do tempo de sua existência e ter uma parte de seu investimento em pesquisa ou em riscos de novos mercados.
Digo isto pois acredito na idéia de que a estabilidade e crescimento de uma empresa se dão apartir do momento que ela possui sua principal receita (linha base) bem definida e comece a expandir seus negócios para ter mais abrangência de mercado e assim ter mais fontes (meios) de obter um bom faturamento.