Endrigo Antonini

Usabilidade e simplicidade

May 13, 2008 | 2 Minute Read

Depois de um longo e tenebroso inverno, estou postando de novo. Pois é gente, vida de gente grande não é fácil, agente tem que trabalhar pra pagar as contas e as aspirações que temos. Bom, mas não estou fazendo este post para falar em relação a este assunto e sim em relação a simplicidade e usabilidade (Que óbvio, é o título!).
Já tinha, no meio do ano passado, tido o prazer de poder “brincar” com um IPhone, e ver que realmente é um sistema muito simples de ser utilizado, comandos intuitivos, pra começar pela tela totalmente “multi-touch-screen”.

Qual a diferença entre Touch-Screen e Multi-Touch? Basicamente a possibilidade de o sistema reconhecer mais de um dedo na tela ao mesmo tempo, ai vai ter um engraçadinho que vai falar que o teclado do seu PC também consegue isso (hehehe), tente apertar mais de 4 teclas ao mesmo tempo pra ver se funciona. (Exemplo ridículo!)
Voltando ao assunto principal, o IPhone, estou tendo a alegria de ter um. E como num casamento, temos que nos adaptar aos pontos bons e ruins do aparelho. Rapidamente: Pontos extremamente fortes: Tela, Simplicidade dos comandos, Possibilidade de adicionar aplicativos, WiFi embutido, Sincronização com Outlook, player de música e vídeo. Pontos fracos: Bateria (Pelo que li é o calcanhar de Aquiles, mas como passo o dia inteiro com ele conectado no PC e ele fica carregando, não tenho como avaliar isto) Bluetooth funciona somente para fone de ouvido e carro (isso me deixa triste, pois, depois da popularização do BT nos celulares, todo mundo acostumou-se a passar músicas, contatos, ringtones, Cartão de Visita via BlueTooth coisa que pelo que li e tentei, ele não permite!). Tirando isso estou completamente satisfeito com o aparelho.
Ish, mais uma vez fugi do assunto de usabilidade e simplicidade. Voltando ao assunto principal (espero que dessa vez eu não fuja de novo), o que fiquei mais impressionado e boquiaberto com o aparelho é sua usabilidade. Todos os comandos são intuitivo, você olha para a tela e você entende que o para executar determinada função você tem que deslizar um botão, não porque o celular está informando que isto deve ser feito (diretamente) mas sim porque você olha para o botão e entende que para ele executar a função desejada ele tem que ser feito dessa forma. Acredito que esse é um dos principais diferenciais dele, sua interface, seu método de indicar ao usuário como ele deve fazer para atingir o objetivo dele.
Como meus pais falam, cada geração que passa, estas estão mais acostumados com a tecnologia pois crescem com muita tecnologia ao seu redor. Já pensou em você, na faixa de 20, 30 anos comprar um determinado equipamento e pedir ajuda para uma pessoa de 1 à 4 anos que não consegue falar direito para ensinar você a mexer no equipamento?? Coisa de louco não é?? Acha que isso não é possível?? Então veja o vídeo abaixo e comprove como isso existe. Tudo bem que ele pediu a ajuda pra paparicar a menina, mas, ela fez bonito!
Vejam e fiquem "de cara"!
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=qw4l1ljViTU[/youtube]

Abraço!

comments powered by Disqus

Related Posts

[Vídeo] Palestra Cyber Security em OT - WSS Sec.Con 2023

[Vídeo] CyberTalks Especial Edition RSA: Inovação e Desafios no Grupo Cosan

[Vídeo] OT Security | Endrigo Antonini | Café Seguro Podcast #102