Endrigo Antonini

Você sabe o que é TV Digital?

December 04, 2007 | 3 Minute Read

É até engraçado a minha afirmação, mas aí vai ela: Grande parte da sociedade não sabe o que é TV Digital, e mesmo sem saber o que é estas pessoas querem um conversor para ter TV Digital em casa.

Digo isso através dos dados apresentados na matéria Após estréia, 90% não entendem TV digital, que afirma que cerca de 90% das pessoas entrevistadas não sabiam qual a vantagem que traz a utilização da TV Digital.

Mas afinal, que coisa é essa? Quais as vantagens? O que muda na minha vida?

Bom, todo mundo pensa que a migração para TV Digital, trará apenas uma melhora na parte de áudio e vídeo, mas eles esquecem do principal, a possibilidade de iteração com a programação e a transmissão de dados.Esquecendo rapidamente esta questão de dados e iteração, vamos começar pelo áudio e vídeo. A programação transmitida em sinal digital quer dizer que ela é gravada em HDTV (High Definition Television), ou Televisão em alta definição.

Atualmente, as transmissões normais de TV, utilizam os padrões PAL-M ou NTSC, sendo o mais padrão PAL-M aqui no Brasil. Estes dois tem uma resolução de: 720x480 ou valores próximos a esse. Isto significa que, uma imagem será formada de 720 pontos na horizontal com 480 pontos na diagonal.

Já na HDTV esta resolução muda, ou melhor, aumenta e muito. A HDTV geralmente usa a resolução de 1024x768 (formato 3:4) ou 1280x720 (formato 16x9). Mas esta resolução pode crescer a até cerca de 1920x1080... O que traz uma maior definição para a qualidade da imagem. Veja bem até agora falamos apenas de resolução, que quanto maior melhor, pois trará mais detalhamento nas imagens. Faltou também destacar que a Imagem trará cores mais vivas e nítidas.

Em relação ao som, a transmissão digital abre suporte ao tipo de som Dolby Digital, com múltiplos canais, enquanto a TV analógica apenas suporta Mono ou Estéreo. Fazendo com que o telespectador sinta-se muito mais envolvido na programação, ainda mais se possuir um sistema de caixas acústicas 2.1, 4.1, 5.1, 6.2, 8.4

Bom, já falamos quanto a imagem e áudio, agora vamos falar dos dados! Isso mesmo! Os aparelhos receberão dados dos canais, que podem acabar gerando iteração com o canal. Exemplo: digamos que você está vendo as notícias, mas na verdade você está querendo saber mais sobre sua região, ou como está a bolsa de valores, ou seu time de futebol entre outros... com apenas alguns clicks de seu controle remoto você poderá ter acesso a estas informações sem ter que esperar o apresentador chegar nesse tema. Ou até mesmo pode não ser o tema do jornal, mas você esteja interessado. Outro exemplo: Imagine você assistindo a um Reality Show, e neste momento estão abertas as votações para retirar alguém do programa. Ao invés de ir até a Internet e tentar entrar no site congestionado da emissora, ou tentar ligar para um número que só da ocupado e gastar com tarifas interurbanas entre outras, simplesmente pega o controle e click! Seu voto está computado.

Em minha opinião, uma vantagem enorme para a popularização da TV Digital é a evolução das estatísticas! Quem de vocês já respondeu as famosas pesquisas de campanha eleitoral? Eu até hoje nunca fui abordado por alguém que tivesse interesse em saber quem eu achava que deveria ganhar as eleições. Sem contar que a amostragem das pesquisas geralmente eram muito pequenas e acabavam sempre estando furadas em relação ao resultado real.

Mas como falei, vejo isto como a popularização da TV Digital e não a criação da TV Digital, como muita gente acha que é. A TV Digital já existe a muito tempo!! Mas apenas poucas pessoas tinham acesso. Somente algumas companhias de TV por assinatura transmitiam sinal Digital, tornando assim uma tecnologia seleta e pouco utilizada.

Para as pessoas que já possuem este tipo de tecnologia em casa, estas pessoas não sentirão muita diferença em seus lares, é apenas mais uma das emissoras existentes começando a transmitir de forma digital.

Links interessantes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/HDTV
http://pt.wikipedia.org/wiki/Televis%C3%A3o_digital
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dolby_Digital

comments powered by Disqus

Related Posts

[Vídeo] Palestra Cyber Security em OT - WSS Sec.Con 2023

[Vídeo] CyberTalks Especial Edition RSA: Inovação e Desafios no Grupo Cosan

[Vídeo] OT Security | Endrigo Antonini | Café Seguro Podcast #102