Endrigo Antonini

Saiba onde está através de seu celular

November 30, 2007 | 2 Minute Read

Quem já não recebeu um e-mail com um assunto do tipo "Descubra onde você está através do número de seu celular." que no fim das contas era uma pegadinha com uma foto engraçada, para não dizer bizarra...

Pois é, isto ainda não pode ser feito, pelo menos por nós.

Mas, por enquanto, através de seu celular no meio da rua ou qualquer outro lugar você consegue saber onde está. Basta apenas utilizar o Google Maps Mobile e este irá tentar mostrar sua localização, podendo pesquisar hotel, restaurantes, posto de gasolina entre outros próximo a região onde você encontram-se.

Como isso é possível? Simples. Eles utilizam o sistema de trinagulação.

What a Hell? Assim, imagine que você está no centro de sua cidade, geralmente, seu celular está conectado a mais de uma torre ao mesmo tempo, isto é para garantir que o usuário possa se mover e a ligação não cair. O que eles fazem é capturam a informação de intensidade de seu celular de cada torre e em cima disso determinam a distância que você está daquela determinada torre. Se tivesse apenas uma torre, eles poderiam indicar um raio partindo da torre de sua localização. Com duas torres esta fica mais precisa, com três, mais ainda e assim por diante, pois são dados que são confrontados e adicionados em um "plano".

A Margem de erro é bastante grande, entre metros até quilômetros, mas lembrem-se isto é apenas para suprir os celulares que ainda não possuem chip interno de GPS, que hoje em dia é a maioria dos celulares. Cenário que será alterado dentre anos, ainda mais com a popularização dos SmartPhones.

Não que todo SmartPhone possua GPS internamente, mas é bem mais comum e provável você ver este tipo de recurso em um SmartPhone do que em um simples celular.

A pergunta que faço é, será que eles vão disponibilizar este serviço de forma reversa para entidades interessadas? Uma delas seria a polícia. Imagine, poder localizar um determinado celular através de GPS. Imagine a quantidade de seqüestros que seriam resolvidas com um simples rastreamento do celular da vítima, ou de um dos telefones que receberam a ligação.

Acho que vai acabar virando como estes rastreamentos de carga que vemos nos caminhões na estrada. heheheh

comments powered by Disqus

Related Posts

[Vídeo] Palestra Cyber Security em OT - WSS Sec.Con 2023

[Vídeo] CyberTalks Especial Edition RSA: Inovação e Desafios no Grupo Cosan

[Vídeo] OT Security | Endrigo Antonini | Café Seguro Podcast #102