Endrigo Antonini

Da onde é esse IP?

November 05, 2007 | 1 Minute Read

Procurando saber de onde um determinado IP é? País, Estado, Cidade?

É possível!! Acredito eu que tenha mais sites como este que dêem esta informação, ou até mesmo mais precisas, mas ae vai ele:

http://www.geobytes.com/IpLocator.htm?GetLocation

O que achei interessante nesse site é que ele integra-se com o Google Maps mostrando a localização da cidade.

Não se assuste, ele não diz onde você mora (endereço, casa ou apto, cor da roupa que você está usando e etc...) apenas até a cidade.

Mas também não pense que não tem como descobrir seu endereço real através do IP!! Afirmo com quase toda a certeza que existem meios de descobrir onde você mora.

Analisem comigo:

A empresa que você usa para conectar a internet (BrasilTelecom, GVT, Embratel, Vivo, Claro, TIM...) armazena um log com todas as suas informações (endereço, telefone, pessoa responsável pela linha e etc...).

Digamos que alguém tenha invadido o site de um determinado banco. Como o banco iria descobrir quem realizou este vandalismo? Simples, o banco tem os logs de acesso ao sistema guardados a sete chaves (pelo menos deveria...), o cracker dificilmente encontrará este arquivos para eliminar seus rastros. Então, simplesmente coletando os dados deste log conseguimos saber qual o IP que realizou determinada ação.

Com o IP, data e hora da ocorrência em mãos, podemos dizer que possuimos as informações mais que necessárias para localizar a pessoa, afinal, basta solicitar a operadora detentora deste IP as informações de quem estava utilizando o determinado IP no determinado dia e hora.

Acredito que estas informações não devam ser fáceis de conseguir, se não teríamos um problema enorme de segurança. Acho eu que estas informações possam apenas ser recebidas utilizando-se de recursos como mandato judicial, de segurança ou algum que solicite isso. Não conheço muito da Legislação pra saber qual deles utilizar e qual q diferença entre eles.

comments powered by Disqus

Related Posts

[Vídeo] Palestra Cyber Security em OT - WSS Sec.Con 2023

[Vídeo] CyberTalks Especial Edition RSA: Inovação e Desafios no Grupo Cosan

[Vídeo] OT Security | Endrigo Antonini | Café Seguro Podcast #102